Para muita gente, um banho agradável e relaxante implica uma água aquecida. Ao aquecer a água da piscina, você pode prolongar a utilização da mesma, melhorando também o prazer que lhe proporciona um mergulho. Mantenha toda a época à temperatura que desejar, a qualquer altura do dia.
Existem sistemas para todos os gostos e adaptados às condicionantes de cada piscina e situação. A resistência eléctrica e a bomba de calor funcionam a electricidade, o permutador recorre a uma caldeira existente e os painéis solares utilizam as calorias transmitidas pelo sol. Do ponto de vista técnico, a climatização da piscina pode ser implementada de diferentes formas:
- Solução térmica dedicada, sempre que se pretender utilizar o Sistema Solar Térmico para efectuar o aquecimento da água da piscina todos os dias do ano (Ex: Piscinas Municipais; Piscinas de Condomínios Fechados; Piscinas de Hóteis; etc).
- Solução térmica partilhada, sempre que o Sistema Solar Térmico seja utilizado para apoiar a climatização de espaços nos meses de Inverno e o aquecimento da água da piscina nos meses de Verão. Esta combinação é especialmente interessante pois permite o total aproveitamento da energia solar captada. Nos meses de inverno a energia solar captada é aproveitada para apoiar o aquecimento Central, nos meses de verão (quando o aquecimento central está desligado) a energia solar é utilizada para aquecer a água da piscina. Ao efectuar-mos o total aproveitamento da energia solar captada (dissipando-a em diferentes aplicações) também estamos a proteger o sistema implantado e desta forma a aumentar a longevidade dos materiais instalados, pois estes nunca são sujeitos a elevadas temperaturas, uma vez que toda a energia captada é utilizada.
- Solução com bomba de calor, sendo uma fonte de energia limpa e economicamente rentável, quer para construção nova ou reabilitação, as bombas de calor extraem, em cerca de 70%, a energia existente no meio ambiente seja no verão ou no inverno e transformam-na em energia útil para aquecimento de águas sanitárias
Numa bomba de calor o aproveitamento energético é enorme pois apenas se paga uma fracção da energia calorífica utilizada e para cada kW de electricidade consumido a bomba de calor fornece entre 3 a 5 kW de calor. Se a opção basear-se num sistema solar térmico, as soluções são diversas, tendo o tipo de colector térmico influência preponderante no rendimento do sistema.
Existem 3 tipos de colectores solares térmicos:
- Colectores planos - (com cobertura de vidro): É o tipo mais amplamente usado. É composto por caixas planas interiormente revestidas com umisolamento, exceptuando uma das faces que é de vidro transparente oude plástico.
- Colectores não vidrados - Colectores constituídos por tubos de metal ou plástico (polipropileno e polietileno), recobertos por cores escuras (negro), dentro dos quais circula água. Não têm nenhum isolamento adicional, de modo a que o ganho de temperatura fica limitado a uns 20ºC a 30ºC sobre a do ar ambiente. São simples e baratos e muito apropriados quando só se utilizam temperaturas pouco elevadas, como no aquecimento de piscinas.
- Colectores solares (de tubos) de vácuo - O sistema completo consiste em um tubo de vidro de parede dupla com vácuo entre elas, de um tubo de cobre e um duto de calor que está instalado dentro do tubo de vidro. O cobre conduz calor que absorveu dentro do tubo de vácuo até sua ponta (câmara de irradiação), que é ligada ao cabeçote, onde percorre a água a ser aquecida. O calor é transferido para a água resfriando o vapor, ocorre a condensação interna, fazendo com que este vapor retorne para a base na forma líquida, reiniciando o ciclo.
Use uma rede para a retirada de folhas e detritos. A folha líquida é útil para deslizando na superfície da água para capturar os insectos assim. Você também pode usar sua rede de folha para recolher brinquedos e outras coisas que seus filhos possam ter deixado ou perdidos na piscina.
As três formas de aquecimento de piscina mais usadas são o sistema solar, a gás e de bombas de troca de calor (que funcionam com energia elétrica). Esses sistemas são bem parecidos em seu esquema hidráulico, em que uma bomba leva a água da piscina até o elemento aquecedor, de onde retorna aquecida. Também são semelhantes no funcionamento do controle de temperatura - onde, basicamente, a temperatura da água na piscina é medida por sensores que fazem o sistema ser acionado ou desligado, mantendo o aquecimento no nível desejado. "A grande diferença está na fonte de energia que cada sistema necessita", diz Ronaldo Yano Toraiwa, engenheiro do Dasol - Abrava (Departamento Nacional de Aquecimento Solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento).
A temperatura ideal da água para prática de esportes costuma ser entre 26oC e 27oC; para lazer, de 29oC a 30oC; e para spas e fins medicinais, pode chegar a 32oC. No aquecimento, entretanto, a água é elevada a temperaturas mais altas do que isso - de 40oC a 45oC - porque depois ela irá se misturar ao grande volume de água da piscina, que se encontra a temperaturas mais baixas.
A potência necessária para o aquecimento da água pode variar, por exemplo, conforme a região do Brasil onde a piscina está instalada, se ela está em ambiente interno ou externo, se a piscina está "enterrada" ou em local com laje. Também é importante saber a área da superfície da água, que é a via pela qual se dá a maior parte da perda de temperatura.
Quanto à tubulação, grande parte das instalações utiliza o PVC, mas algumas também adotam o polipropileno. "Vemos o equipamento que vai ser usado e escolhemos uma tubulação com diâmetros compatíveis com ele", diz Dejair Luiz, diretor da área técnica da Hidráuli.
Alertamos para a qualidade do produto e da mão de obra de instalação: "É necessário conciliar bons produtos, etiquetados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com uma boa instalação".
O que é: os coletores típicos são formados por mangueiras que passam por placas que ficam expostas ao sol. As placas podem ser feitas com polipropileno ou borracha de EPDM (na cor escura, para absorver melhor os raios do sol), ou com tubos de vidros especiais.
Funcionamento e características do sistema: a água é bombeada para dentro dos coletores, que transmitem o calor captado do sol, aquecendo-a. Os coletores solares são geralmente instalados em telhados e lajes, mas podem ser instalados no próprio chão, com inclinação e direção que busquem a melhor exposição ao sol. Geralmente o desempenho do sistema está ligado à condição de tempo ensolarado. Por isso, costuma-se empregar um sistema auxiliar, como bombas de troca de calor ou aquecedores a gás.
Como escolher: a quantidade e tamanho dos coletores são selecionados de acordo com a área de superfície da piscina. No País, conforme a região, entre outros fatores e orientações do projeto, esse dimensionamento varia de 50% a 120% da área da piscina para a área coletora. Ou seja, uma piscina com 100 m² de área pode demandar de 50 a 120 m² de coletores.
Nossa equipe além de entrega areia no local da troca, faz a troca da areia do filtro e retira a areia velha do local e joga em locais apropriado. Nesse serviço o filtro e passado por um processo de limpeza interna antes da troca da areia, este itém é muitas vezes negligenciado, por profissionas sem qualificação causando dano ao equipamento.
- Quando é necessário a troca de areia de um filtro de Piscina?
A troca do elemento filtrante é de suma importância para a manutenção preventiva e corretiva de uma piscina. Os fabricantes recomendam que a troca de areia seja realizado de 12 em 12 meses,porém devemos considerar que o constante manuseio e uso ,propicia a troca prematura dessa areia.Isso ocorre porque o elemento filtrante perde sua eficácia em relação a eliminação de algas e preservação da saúde dos banhistas.Abaixo segue alguns itensque deterioram areia de um filtro de piscina.
Após realizar o processo de limpeza da piscina (aspiração) ,é recomendado que se realize a retrolavagem do filtro, pois aumenta a vida util do elemento filtrante (areia) e auxilia na performance do equipamento. Após realizar o tratamento quimicoe antes de realizar a filtragem ,devemos utilizar a função RECICULAR, pois esse processo ajuda a diluir o produto na água da piscina e não deixa o mesmo atuar diretamente sobre areia do filtro.